segunda-feira, março 24, 2008

The Hamiltons


Ora nesta última sexta-feira sendo feriado decidi ir ao monte enorme que tenho de filmes para ver e calhou-me este: The Hamiltons. Tive conhecimento deste filme ao passar pela secção de terror da Fnac no ano passado. Peguei na capa e li a historia, a curiosidade bastou o suficiente para o levar comigo para casa. E assim após um ano visualizei-o. Pois é, e o que tenho eu para dizer sobre The Hamiltons, para já advertir aos fãs de terror em geral que tirem o cavalinho da chuva se estão numa de ver torturas, tripas e sangue ao estilo de um Massacre no Texas ou Hostel. Os posteres enganam meus amigos. Não, The Hamiltons nem sequer está feito para esses campos do terror, pelo contrário este filme é mais um drama embrulhado numa capa de terror.

Trata-se da história de quatro irmãos recentemente e misteriosamente órfãos que se mudam para uma cidade. David o irmão mais velho é o que tenta cuidar de todos, Wendall e Darlene os irmãos gémeos mais desobedientes e Francis o irmãos mais novo, tentam adaptar-se à nova casa. Tudo parece normal na casa, o estranho está na cave onde duas raparigas ensanguentadas estão amarradas e alguma coisa numa gaiola solta barulhos estranhos.

É um filme fraco, admito, mas mesmo assim não o achei tão fraco ao ponto de nem o querer revelar aqui no blog. A história está aplicada de um modo verdadeiramente diferente, mas não se suporta a si mesmo, o que quero dizer com isto é que The Hamiltons alem da sua fraca produção, e isso reflecte-se no ambiente no clima de terror, a história não é explorada e os actores não aquecem nem arrefecem e nota-se a falta de experiência na escrita do argumento que simplesmente não se desenvolve para onde deveria.

Desconhecia o trabalho dos realizadores que se auto intitulam, The Butcher Brothers (Mitchell Altieri e Phil Flores) mas fiz umas pesquisas e parece que este é o único trabalho que temos acessível dos irmãos cá em Portugal. Há quem seja contra os remakes dos filmes, e Hollywood é perita em pegar em óptimos filmes e mexerem e remexerem até à exaustão, mas acreditem que não fazia mal nenhum em pegar neste filme e mexer mais um bocadinho na historia. Outra coisa que gostei foi de certo modo o surpreendente final, não que o filme faça questão de se guardar para o fim atenção, mas simplesmente está direccionado (e até muito bem) assim. A quem é que eu aconselho The Hamiltons? Definitivamente não aconselho ao género de espectador que procura sustos ou carnificina, aconselho mais para quem já está batido em filmes de terror e procure histórias diferentes mesmo não sendo perfeitas sobre uma fita de terror a querer integrar-se no género.

J.M.A

Sem comentários: