quinta-feira, março 06, 2008

Os melhores momentos...

Ora hoje tenho aqui duas cenas de um GRANDE filme oscarizado em 1997, o filme é o Good Will Hunting - O Bom Rebelde.

Matt Damon interpreta o papel de Will, um jovem com problemas com a sociedade que é descoberto por um professor de matemática, Prof. Gerald Lambeau (Stellan Skarsgård) devido à sua inteligência notável e óptima capacidade de memorização.
Lambeau tenta ajudar Will, e insiste que este deverá ter um acompanhamento psiquiátrico para o conseguir ajudar a resolver os seus conflitos interiores e soltar o seu génio na totalidade dando-se a conhecer ao mundo. Devo dizer que é o único filme em que o actor, Ben Affleck (na minha opinião, terrível actor de uma forma geral) no papel de melhor amigo de Will, consegue fazer-me sentir um nó na garganta com o excelente dialogo que tem para o seu amigo, Will relativamente sobre o seu futuro, e passo a citar directamente do argumento:

CHUCKIE (Ben Affleck):

Look, you're my best friend, so don't take this the wrong way. In twenty years, if you're still livin' here, comin' over to my house to watch the Patriots games, still workin' construction, I'll fuckin' kill you. That's not a threat. Now, that's a fact. I'll fuckin' kill you.

(escuta, és o meu melhor amigo, por isso não leves a mal o que te vou dizer. Se daqui a 20 anos, ainda morares aqui, a ires a minha casa ver os jogos dos Patriots, e a trabalhar nas obras, eu mato-te. Não é nenhuma ameaça. É um facto. Eu mato-te.)



O Bom Rebelde, está um pouco esquecido nos dias de hoje com pena minha, mas devo dizer que foi um mega sucesso (e ainda é) nos campos dramaturgos. Ainda é possível assisti-lo em canais como o canal Hollywood ou nas gloriosas tardes de Domingo na SIC (pois sim...), se bem que já há muito tempo que não vejo rasto deste filme em nenhum dos canais. Gus Van Sant (o realizador) sempre foi muito selectivo com o tipo de filmes que realizou e nem todos foram tão tocantes como este. Por norma Gus apela mais ao género experimental e teatral. (outras obras que gosto dele são: Elephant e o desengonçado, Drugstore Cowboy).
Aconselho vivamente a irem ao clube de video ou a comprarem esta bela obra, porque vai ser sempre um dos melhores filmes da sua carreira Para quem já viu o filme, revejam esta magnifica cena, para quem ainda não viu, nem pensem em carregar no PLAY, pois vai estragar o elemento mais importante da narrativa. Vejam primeiro.

Deixo-vos aqui um dos momentos chave do filme.
AVISO: contem spoilers.


Sem comentários: