terça-feira, março 04, 2008

Escrever argumentos para filmes.

Desde os meus 14 anos que tento escrever argumentos. Comecei por pegar num lápis e papel e escrever historias. Mais tarde a minha mãe surge com uma máquina de escrever lá em casa. Anos mais tarde recebo um computador. Ora claro que um computador é o maior amigo de um escritor, não só pela facilidade de pesquisa imediata mas também pelos programas que existem actualmente tornando tudo mais simples e imediato. Usei durante muito tempo o Word para escrever os meus argumentos. Mas notava sempre que por mais que mexe-se nele nunca ficava com a apresentação como os guiões. Então comecei a pesquisar e encontrei finalmente um programa bom para escrever argumentos. Chama-se, Celtx, é simples, fácil e gratuito.

O programa alem de conter o modelo guião clássico para filmes, também dispõe para documentários, guiões para peças de teatro, um romance, storyboards, dispõe de um calendário próprio para se programar os dias de filmagem, exemplos dos referidos, enfim montes de coisas interessantes a um iniciado no meio.


Acho que Portugal precisa URGENTEMENTE de novos talentos no mundo do cinema e é sempre bom as pessoas acreditarem nelas próprias e não abandonar as suas ideias mesmo que meio Mundo diga o contrario, e para expressionar essas ideias (já que nem todos teem disponibilidade de ter uma equipa de produção sempre disponível ou até mesmo ter uma equipe) é meio caminho andado pelo menos coloca-las no papel.

Divirtam-se e escrevam muito.

Sem comentários: